LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO | Esse espaço tem o objetivo de oferecer suporte didático gratuito e assim democratizar o ensino da Biologia. Todo o conteúdo encontrado aqui (resumos, exercícios, textos etc.), poderá ser livremente baixado ou citado por professores, alunos, outros Blogs, sites, fóruns ou qualquer mídia de comunicação mediante informação da fonte: SILVA, F. R. Eu Não Entendo Biologia. 2008; Tema: A Rotina de um professor de Ciências e Biologia no Ensino Básico. (Blog).Acessado em:__/__/202_.
NÃO RESOLVEMOS QUALQUER TIPO DE TRABALHO ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIO.
Você que acessa e utiliza o site esteja ciente das informações acima aproveite e deixe um comentário.
Para se cadastrar como frequentador
CLIK AQUI

Pesquisar no Blog

09 março 2010

Neurotransmissores : comunicação entre as células.

A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, avaliar essas informações e coordenar atividades apropriadas às necessidades do indivíduo. É composta de: um corpo celular, onde está o núcleo; dentritos , que são prolongamentos finos e ramificados atuando como receptores de estímulos em direção ao corpo celular; axônio que é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.Passando de uma célula a outra, os impulsos nervosos criam uma cadeia de informação dentro de uma rede de neurônios.
O impulso nervoso é processado devido a dois fenômenos envolvidos: elétricos e químicos.
Os eventos elétricos propagam o sinal dentro do neurônio, e os eventos químicos transmitem o sinal de um neurônio a outro ou para uma célula muscular.

O processo químico de interação entre as células nervosas acontecem na terminação do neurônio, em uma estrutura chamada sinapse. Os impulsos nervosos são transmitidos nas sinapses através da liberação de substâncias químicas chamadas neurotransmissores na qual o axônio de um neurônio pré-sináptico combina-se em algum local com o neurônio pós-sináptico. A ponta do axônio pré-sináptico, que se justapõe ao neurônio pós-sináptico, é aumentada e forma uma estrutura chamada de botão terminal . Um axônio pode fazer contato em qualquer lugar do segundo neurônio: nos dendritos (uma sinapse axo-dendrítica), no corpo celular (uma sinapse axo-somática) ou nos axônios (uma sinapse axo-axônica). Os Neurotransmissores causam excitação (estimulação) ou inibição (desestimulação) nas membranas pós-sinápticas.
 Arranjos sinápticos no SNC
A- uma sinapse axo-dendrítica
B- uma sinapse axo -somática
C- uma sinapse axo- axônica
As sinapses químicas também ocorrem quando um axônio se liga a uma fibra do músculo esquelético, em uma estrutura chamada de junção neuromuscular. Em uma junção neuromuscular, o axônio ramifica-se em inúmeros botões terminais localizados em depressões formadas na placa motora A placa motora é a região da membrana plasmática de uma fibra muscular ( célula) onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular. É o local em que um estímulo elétrico tem de ser transformado em movimento A acetilcolina é o principal mediador químico utilizado nessa transformação.
1. Axônio
2. Placa motora
3. Fibra muscular
4. Miofibrila
Cerca de 60 neurotransmissores foram identificados e podem ser classificados em categorias: aminoácidos, aminas, colina( também é uma amina) purinas , peptídeos e gases . Os neurotransmissores aminoácidos e aminas são sintetizadas por enzimas produzidas no corpo celular do neurônio e transportada até o terminal axonal onde irão sintetizar esse mediadores químicos.
O ATP está contido em todas as vesículas sinápticas e ele é liberado durante a exocitose. O ATP ou seus metabólitos podem atuar como neurotransmissores, caso existam na membrana pós-sináptica receptores específicos para eles.(LANGONE, FRANCESCO)
Uma vez sintetizados, os neurotransmissores são levados para as vesículas sinápticas que liberam seus conteúdos por exocitose. Nesse processo, a membrana da vesícula funde-se com a membrana pré-sináptica, permitindo que os conteúdos sejam liberados. A membrana vesicular é posteriormente recuperada por endocitose e a vesícula é recarregada com neurotransmissores. Para impedir que o transmissor associe-se novamente a um receptor e recomece o ciclo, o transmissor, ou é destruído pela ação catabólica de uma enzima, ou é absorvido. As membranas pré e pós-sinápticas são separadas por uma fenda - a fenda sináptica. onde são liberados tais mediadores.
A- axônio pré sináptico B- fenda sináptica C- axõnio pós sináptico
1- vesículas sinápticas
2- mensageiros químicos
3- receptores pré-sinápticos
4- neurotransmissores
5- bomba de recaptação
6- receptores pós-sinápticos
Diferentes tipos de células secretam diferentes neurotransmissores. Cada substância química cerebral funciona em áreas bastante espalhadas, mas muito específicas do cérebro e podem ter efeitos diferentes dependendo do local que vão atuar.
A diminuição dessas substâncias pode provocar alteração do sistema supressor da dor, causando enxaqueca, depressão, ansiedade, fibromialgia, dor crônica, parkinson,alzheimer, etc.
Beijos Verdes!!
Referências:
CARDOSO, Silvia Helena.Comunicação entre as células nervosas.Disponível em : http://www.cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores/neurotransmitters2_p.html> Acessado em 07/03/2010.

LANGONE & FRANCESCO .Anotações sobre transmissão sináptica.
LENT, R .Cem bilhões de neurônios. Conceitos fundamentais de neurociência. Editora Atheneu. 2002.
VALLE,Juliana Silveira do.Fisiologia Humana e Biofísica.Neurotransmissores.Disponível em : http://virtual.unipar.br/courses/FISIOHUMANA/document/MATERIAL_DE_NEURO/NEURO-02.pdf?cidReq=FISIOHUMANA> Acessado em 07/03/2010.
VILELA, Ana L. Miranda. Sinapses. Disponível em: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso2.asp >Acessado em 07/03/2010.
KING, M.W. Neurotransmissores: Diversidade e Funções.Disponível em : http://www.cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores/nerves_p.html> Acessado em 07/03/2010.

Um comentário:

Atenção! Os comentários são para trocamos conteúdos, opiniões, dúvidas, elogios, críticas, sugestões etc., ou seja, é uma forma de interagirmos com você. Então deixe sua mensagem aqui abaixo, pois é nosso principal combustível para novas postagens.

QUESTÕES DE BIOLOGIA DE VESTIBULARES RECENTES CLIQUE AQUI PARA BAIXAR